Equipe Itinerante Núcleo de Roraima

 

Devido à necessidade e desafios visualizados pela equipe itinerante, tem presente a abertura de diferentes núcleos fronteiriços que vão incorporando sua caminhada no projeto… Assim: nos anos 1998, desenvolvem atividades na zona fronteiriça de Venezuela e Guiana. Desde a cidade de Boa Vista, o que mais adiante se formaria - Núcleo Roraima. Começaram assim as articulações entre as fronteiras através de integrantes da equipe itinerante de Manaus.

Na Diocese de Roraima, a Equipe esteve desenvolvendo um trabalho junto ao CIMI. Inicialmente com as equipes missionárias da Região Catrimani e Xitei, em seguido com as equipe missionárias (os) das áreas indígena: São Marcos/ Amajarí, Maturuca, Serra da Lua, apoiando de formação e construindo materiais, fortalecendo o intercâmbio; diálogo e comunhão entre os missionários e a equipe itinerante.

O Núcleo surge em resposta aos apelos de fortalecer as Equipes da missionária da Diocese de RR; Da própria missão na Amazônia; Apoio a lideranças indígenas e não indígenas; O pequeno núcleo com suas capacidades e limites faz as itinerancias possíveis, somando com outras lideranças e organizações. Assim constroem contatos, ações, solidariedades, tornando a vida mais plena.

A nossa história é contado com as pessoas dos núcleos de Manaus, Tabatinga e de Boa Vista: Gilmara Fernandes, Maria das Graças, Maria Idalina Mendes, Maria de Jesus, Valdilene Xavier, Francisca Espinosa e Jovenilde Alves. Além das dificuldades a vida nos proporciona sabor e alegria.

 

 

 



https://theo.kuleuven.be/en/research/centres/centr_lib/EquipeItinerante